Composição Corporal

Por Dr. Márcio Karpinski Sell
CRM 15245

A composição corporal é o estudo dos diferentes componentes químicos do corpo humano. A sua análise permite a quantificação da grande variedade de componentes corporais tais como água, proteínas, gordura, glicogênio, minerais e a quantificação das suas diferentes massas, variando de indivíduo para indivíduo conforme a idade, o sexo e o estado físico, sendo a água o composto mais abundante do organismo.

O estudo da composição corporal é considerado um componente da aptidão física relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas.

O aumento de peso e a obesidade são reconhecidamente danosos à saúde, mas inúmeros estudos têm demonstrado que o padrão de distribuição do tecido adiposo e o percentual de gordura visceral (VAT) apresentam uma relação mais direita com o aumento do risco cardiovascular, ocorrência de diabetes e dislipidemias.

Obesidade Abdominal ou Androide

Obesidade Abdominal ou Androide

Obesidade Abdominal ou Androide

Caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo na metade superior do corpo, sobretudo no abdome. Mais prejudicial à saúde, sendo associado a maior risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças vasculares cerebrais.

 

 

 

 

 

Obesidade Femuroglútea ou Ginóide

Obesidade Femuroglútea ou Ginóide

Obesidade Femuroglútea ou Ginóide

Aqui a gordura se distribui mais na parte inferior do corpo, principalmente nas regiões glúteas e coxas. Relaciona-se mais a problemas mecânicos devido ao impacto e excesso de gordura ao caminhar ou praticar atividades físicas.

 

 

 

 

 

A análise da composição corporal pela Densitometria por DXA apresenta inúmeras aplicações clínicas, principalmente na Medicina Desportiva, sendo capaz de estimar a quantidade de massa magra (músculo) e tecido adiposo nos diferentes segmentos do corpo, inclusive separando membros esquerdo e direito. Esse tipo de diferenciação pode ajudar a particularizar o treinamento de atletas, sendo eles amadores ou profissionais, guiando assim o preparador físico ou treinador a estabelecer a melhor série de exercícios para aquela pessoa.

A Alphasonic tem à disposição o aparelho GE Lunar Prodigy de última geração capaz de avaliar os três principais componentes (gordura, massa magra e conteúdo mineral ósseo) além de estimar a quantidade de gordura visceral (VAT) bem como estabelecer o padrão de distribuição da gordura corporal.